Banner Unimed

Polícia Federal fecha três garimpos em Terra Indígena Kayapó no Pará

A Polícia Federal fechou três garimpos de ouro clandestinos na região conhecida como "Garimpo da Pista Branca", na Terra Indígena (TI) Kayapó, no município de Bannach, no Pará.

Por Diário Sul de Minas em 12/05/2024 às 13:11:08

A PolĂ­cia Federal fechou trĂȘs garimpos de ouro clandestinos na região conhecida como "Garimpo da Pista Branca", na Terra IndĂ­gena (TI) Kayapó, no municĂ­pio de Bannach, no ParĂĄ. O fechamento dos garimpos é resultado da operação de combate a crimes ambientais e de extração ilegal de minérios naquele território, deflagrada pela instituição na Ășltima sexta-feira (10).

Na ação, foram inutilizadas trĂȘs escavadeiras hidrĂĄulicas, quatro motores, trĂȘs estruturas de apoio, duas caixas de coleta de ouro (estrovengas) e uma moto. Também foi arrecadado um celular. Embora ninguém tenha sido preso na operação, a PolĂ­cia Federal identificou os responsĂĄveis pelos crimes, que serão responsabilizados nos inquéritos a serem instaurados.

A TI Kayapó faz parte da lista de terras indĂ­genas que sofrerão desintrusão, isto é, retirada de intrusos, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é uma das terras indĂ­genas mais devastadas do paĂ­s pela ação indiscriminada dos garimpeiros.

A PolĂ­cia Federal vem, ao longo dos Ășltimos anos, combatendo os crimes nessa ĂĄrea indĂ­gena, mas os infratores insistem na prĂĄtica delituosa. A ação de sexta-feira (10) marcou o inĂ­cio de uma série de operações que serão realizadas este ano pela PolĂ­cia Federal e que antecederão a desintrusão prevista pelo STF.

PolĂ­cia Federal fecha garimpos clandestinos na Terra IndĂ­gena Kayapó, no ParĂĄ Foto: PolicĂ­a Federal/Divulgação

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios